Após a aplicação dos questionários foram obtidos os seguintes resultados:
1 - Perfil do entrevistado:
1.1 - A pesquisa sobre a limpeza pública em Juiz de Fora - Minas Gerais foi realizada com a aplicação total de 20 questionários, sendo 35% dos entrevistados do sexo masculino e 65% do sexo feminino, como demosntrado no gráfico abaixo:
1.2 - Podemos perceber através do gráfico abaixo que apenas nos bairros Jd. Glória e Cascatinha foi encontrado entre os entrevistados pessoas com ensino Superior havendo uma similaridade de resultados com relação ao ensino médio.
1.3 - A maioria dos entrevistados acredita que não há influência direta entre o grau de escolaridade e renda com relação ao tipo de serviço prestado pelo DEMLURB. Observamos que no bairro Jardim Glória 100% dos entrevistados não acredita nesta influência, em Nova Era 80% não acredita e apenas 20% concorda que existe influência, os entrevistados do bairro Igrejinha diz que encontram-se divididos sendo que 60% dessas pessoas não acreditam que a renda e escolaridade influenciam no serviço prestado enquanto 40% dos entrevistados acreitam haver influência desses fatores no tipo de serviço empregado. Observe o gráfico a seguir que ilustra essas informações:

2 - Relação com o serviço prestado:
2.1 - Os entrevistados classificaram o serviço de coleta de lixo como regular e bom, não houve entrevistado que o classificasse como excelente. Em Igrejinha 100% dos moradores entrevistados classificaram o serviço como regular, enquanto que nos outros bairros a opinão quanto ao serviçon encontra-se divida, em Nova Era 40% dos entrevistados a classifica como regular enquanto que 60% acham o serviço bom, com relação ao bairro Jardim Glória observamos como o local em que a maioria considera o serviço de coleta de lixo como bom, esta é a opinião de 80% dos entrevistados, apenas 20% considera o serviço regular, no bairro Cascatinha 60% considera o serviço bom e 40% regular. Sendo assim grande parte com excessão de Igrejinha considera o serviço como bom sendo o bairro Jardim Glória o local onde encontramos a maioria dos entrevistados considerando o serviço como bom.
2.2 - Quanto ao horário de coleta de lixo, este é realizado nos bairros selecionados no período da manhã não sendo fixado um horário exato e sim aproximado, o que gera insatisfações nos moradores, alguns entrevistados do bairro Jardim Glória relataram que esse horário muitas vezes não é respeitado e a coleta ocorre no perído da tarde entre 13:00 ou 14:00 horas aproximadamente, com isso o lixo se espalha pelas ruas, pois fica exposto por muito tempo, além que causar um aspecto de poluição e sujeira no bairro. Os moradores em geral consideram que o horário da coleta os atende moderamente devido a este fato. A seguir o gráfico que retrata esses dados.
3 - Escola:
3.1 - O gráfico abaixo demonstra a opinião dos moradores sobre o papel da escola na concientização dos alunos, em Igrejinha e Nova Era 100% dos entrevistados acredita que a escola ajuda a concientizar os alunos, no Jardim Glória e Cascatinha as opiniões se divergem, isso se deve tambén na atuação da escola com a comunidade, pois em Nova Era e Igrejnha a escola é mais atuante na sociedade agindo diretamente na comunidade através de mutirões em prol da limpeza do bairro, segundo informações dos próprios moradores entrevistados.

3.2 - Outra situação interessante é sobre a pesquisa do tema, ou seja, a limpeza pública, em Igrejinha, Cascatinha e Jardim Glória 100% dos intrevistados afirmaram que nunca pesquisaram sobre o tema e que na escola seus filhos e outros familiares também nunca abordaram o tema diretamente. Em Nova Era 80% dos entrevistados relataram que já pesquisaram ou que seus filhos ou parentes já pesquisaram sobre o tema abordado.
4 - Coleta Seletiva:
4.1 - Quando interrogados sobre se tinham conhecimento se o bairro possuía coleta seletiva, muitos afirmaram desconhecer, é importante ressaltar que todos os bairros selecionados possuem serviço de coleta seletiva, entretanto este não é bem divulgado entre os moradores. Devido a este fato 100% dos moradores entrevistados em Igrejinha afirmaram desconhecer esta informação, em Nova Era 100% afirmaram que sabem que o bairro possuí coleta seletiva, no bairro Jd. Glória 60% dos entrevistados responderam sim a este questionamento, 40% disse não saber, e no bairro Cascatinha 60% respondeu não saber contra 40% que afirmaram estar cientes.
Também cabe ressaltar que entre os moradores de todos os bairros selecionados que disseram estar cientes do fato do bairro possuir coleta seletiva muitos alegaram que nunca viram o caminhão da coleta trafegar por suas ruas, alguns como no caso do bairro Nova Era relataram que o caminhão da seletiva passa muito cedo por volta das 5:00 da manhã e por isso muitos não tomam conhecimento desse fato.
4.2 - Com relação as classes de materias recicláveis em Igrejinha 100% dos entrevitados afirmam conhecê-las, em Nova Era 60% dos entrevistados responderam sim a pergunta e 40% não, no bairro Jardim Glória 40% disseram sim e 40% não ou outros 20% disseram que sabem da existência de classes mais acredita que sabe mais ou menos sobre o assunto, no bairro Cascatinha 80% responderam que conhecem as classes e 20% mais ou menos.
É interessante relacionar o conhecimento teórico desse entrevistado sobre as classes de materiais recicláveis com a efetiva prática de separar o lixo nessas classes. Esse dados podem ser visualizados no gráfico abaixo:
Analisando e relacionando o gráfico que diz respeito se o morador conhece ou não as classes de materiais com o gráfico que demosntra se o morador separa o lixo de acordo com as classes nos deparamos com o seguinte fato: em Igrejinha 100% dos entrevistados afirmaram conhecer as classes dos materiais recicláveis, ou seja, plástico, papel, vidro e alumínio, porém quando indagados se separam o lixo desse modo 100% afirmaram não o fazer. No Jardim Glória 100% afirmaram separar lixo, principalmente o molhado do seco, tentando separar em plásticos, papéis e etc. Disseram que fazem isso muitas vezes para ajudar catadores que frequentam o lugar e sabem dessa prática. Sendo assim no bairro Jardim Glória os entrevitados possuem interesse em colaborar com a reciclagem através dos catadores priorizando os produtos coletados por eles e não frizando fielmente as categorias de reciclagem.
4.3 - Quanto ao uso dos materiais recicláveis obtivemos os seguintes resultados: 80% dos moradores dos bairros Jardim Glõria e Cascatinha afirmaram descartar esses materiais, contra 40% dos moradores do bairro Nova Era e 20% de Igrejinha, em Igrejinha 80% dos moradores utiliza os materiais recicláveis em casa, como vidro e plásticos, apenas 20% dos moradoes de Cascatinha e Jardim Glória utilizam esses materias em casa, em Nova Era 20% utiliza em casa, com relação ao envio para reciclagem 40% dos entrevistados de Nova Era disseram que fazem esse uso do material enquanto apenas 20% dos entrevistados do Jardim disseram encaminhar para reciclagem.
5 - Renda:
5.1 - Podemos observar através do gráfico abaixo a renda em salários minimos por família:
5.2 - Com relação a gastos destinados a compra de embalagens para descarte do lixo, nos bairros Cascatinha e Igrejinha 60% dos entrevistados disseram comprar sacos próprios para descartar o lixo enquanto que em Nova Era e Jardim Glória 60% disseram não ter nenhum gasto com embalagens específicas para descarte de lixo.
5.3 - A maioria dos moradores acredita que a limpeza dos bairros não é realizada da mesma forma, acreditam que em bairros nobres ela é realizada de forma diferenciada, como relatou um dos entrevistados do bairro Jardim Glória, neste bairro é disponibilizado um gari para varrer as ruas ao longo do dia diariamente, o mesmo não ocorre em outros bairros, isso se deve ao fato do bairro Jardim Glória ser considerado central, por isso é privilegiado com este serviço. Bairros como Igrejinha e Nova Era situados na região norte da cidade não possuem esse tipo de serviço, retratando que em bairros mais nobres ( tendo em vista que uma parcela da população do município com poder aquisitivo mais elevado reside na área central do município) o serviço de limpeza é diferenciado.
6 - Coleta de lixo e os entrevistados por local de residência:
6.1 - Grande parte dos entrevistados sabe sobre a destinação final do lixo regular ou comum, a saber, o aterro sanitário. Em Cascatinha e Jardim Glória 100% dos moradores responderam sim a esse questionamento em Nova Era e Igrejnha 60% dos moradores sabem sobre a destinação final do lixo, enquanto 40% afirmaram não saber sobre a destinação final do lixo.
Com relação as consequencias ambientais causadas pelo descarte final do lixo os moradores de Igrejinha e Cascatinha afirmam estar cientes sobre essas consequências, no bairro Jardim Glória 80% afirmam desconhecê-las e apenas 20% responderam que sabem, em Nova Era obtivemos resultado oposto, 80% afirma saber das consequências contra apenas 20% dos que afirmaram desconhecê-las.
Nenhum comentário:
Postar um comentário