Nos últimos anos constatou-se que houve um aumento significativo dos resíduos sólidos gerados nas cidades do Brasil e de todo mundo. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP), no ano de 2002, eram coletadas 230 mil toneladas diárias só de lixo domiciliar e comercial no país (1,3 quilo por pessoa/dia), sem falar em resíduos de construções (mais que o domiciliar e comercial), lixo industrial, de estabelecimentos de saúde, lixo tecnológico e - ausência absoluta - lixo rural produzido principalmente pelos excrementos de mais de 200 milhões de cabeças de gado bovino, dezenas de milhões de suínos, bilhões de aves. Pouco se sabe também de quanto lixo urbano não é coletado. Fala-se em mais de 10 mil toneladas/dia.
Para agravar a situação do volume do lixo gerado nos centros urbanos, constata-se que a reutilização e reciclagem no país são insuficientes.
Segundo a constituição brasileira, a gestão dos resíduos sólidos domiciliares insere-se na categoria do serviço público, ou seja, aquele que é mantido e executado pelo Estado.
No município de Juiz de Fora o órgão responsável pelo manejo do lixo doméstico e hospitalar é o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DEMLURB) situado Av. Francisco Valadares, nº 1.000 bairro Vila Ideal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário